Santo Antonio Maria Claret

Santo Antônio Maria Claret nasceu no ano de 1807 em Sallent, na Espanha.

Logo de início, sentiu-se fortemente chamado para uma vida de contínua contemplação, afastar-se das coisas que prendem os homens à terra e viver unicamente com a preocupação posta em considerar as coisas mais elevadas. Por este motivo, decidiu se fazer cartuxo, porém foi desaconselhado por um sacerdote que logo percebeu seus grandes dons de missionário.

Santo Antônio Maria não colocou nenhum obstáculo à vontade do ministro de Deus e logo entrou no seminário aos vinte e dois anos, permanecendo lá até completar os seus vinte oito anos. Foi nomeado vigário de sua cidade natal.

A docilidade desse santo é notável e heroica, pois ele desejava algo e Deus lhe pede praticamente o contrário, queria a vida contemplativa e a Divina Providência manda a vida ativa. A meta final de Santo Antônio não mudou, foi a mesma, que é conhecer, amar e servir a Deus e mediante isso salvar a sua alma, pois é isso que nos ensina o catecismo. Porém os meios para se alcançar essa meta foram bem diferentes, não foi mais só a oração e meditação, mas também sair pelo mundo inteiro pregando a salvação e anunciando o evangelho a todas as criaturas.

Ficou em sua terra natal por pouco tempo e logo depois entrou no noviciado da Companhia de Jesus, que teve que interromper por motivo de uma doença. Após a sua convalescênça, regressou a sua pátria dedicando-se a evangelização das zonas rurais.

A sua mais importante obra foi a fundação, em 1849, de uma congregação de missionários dedicados ao Imaculado Coração de Maria, cujos membros são conhecidos ainda hoje como os padres Claretinos.

O santo que passou a contemplar a Deus na ação, foi eleito arcebispo de Cuba, então sob o domínio espanhol, cuja sede estava vacante a 14 anos. Incansável viajante, ele deixou sua presença marcante em todos os cantos que passava. Ministrou o sacramento da confirmação a trezentos mil cristãos e regularizou trinta mil casamentos, instituiu uma escola agrária, escrevendo ele próprio pequenos tratados sobre o cultivo dos campos.

Para completar a sua obediência a Deus, depois de anos de constante apostolado naquela região, a rainha da Espanha pede para tê-lo como confessor. Após uma revolução, Santo Antônio foi exilado para a França, em 1867. Morreu aos sessenta e três anos, a 24 de outubro de 1870.

Hoje a igreja comemora a festa de Santo Antônio Maria Claret, isso é devido ao fato dele ter sido fiel à sua vocação dada por Deus no momento de seu batismo. Se ele tivesse sido desobediente a vontade Divina e posto por cima o seu próprio desejo, a Providência talvez ficaria ressentida com ele, porque não seguiu os seus planos e simplesmente deixaria de dar as graças extraordinárias que, sem dúvida alguma Deus daria se fosse fiel desde o início até o fim de sua vida espiritual. Por isso recebemos dele uma lição fundamental de obediência e docilidade, além de termos a certeza de nunca estarmos errados quando obedecemos à vontade de Deus.

Escreva um comentário